Alta das taxas de frete, novo obstáculo para economia global
15/01/2021 - 08:09h
Choques nas cadeias de suprimentos agora atingem uma faixa mais ampla da economia global com o avanço da pandemia, o que ameaça sufocar a recuperação liderada pelo comércio da Ásia. Além disso, as altas taxas de frete tornam-se mais difíceis para as empresas resistirem a outro ano como 2020.
A falta de bens de consumo como papel toalha e equipamentos para home office no início da crise de Covid-19 deu lugar à escassez de peças em um dos setores mais integrados globalmente: a fabricação de automóveis.
A Volkswagen teve que cortar planos de produção na maior fábrica de automóveis do mundo na Alemanha e alertou que como restrições de oferta podem se espalhar globalmente, enquanto a Honda Motor reduz a produção em cinco fábricas da América do Norte enquanto tenta adquirir chips usados na fabricação de carros.
"Os gargalos do lado da oferta parecem ser mais pronunciados nos EUA e na Europa, onde os prazos de entrega estão desacelerando novamente", disse Rob Subbaraman, responsável global pela pesquisa macro da Nomura Holdings, em Cingapura. "Isso é negativo para a produção industrial no Ocidente e deve resultar em uma redução mais forte dos estoques e pressão de alta sobre os preços de produção."
Para agravar os desequilíbrios industriais, estão os problemas de transporte que assolam os setores de consumo e saúde, que ainda enfrentam a escassez de contêineres disponíveis para transportar componentes e produtos acabados com origem na China, Taiwan, Coreia do Sul e outras potências de exportação da Ásia.
Nerijus Poskus, vice-presidente para oceano global da transportadora Flexport, com sede em São Francisco, calcula que o mundo precisa do equivalente a 500 mil contêineres extras de 6 metros -- aproximadamente o suficiente para encher 25 dos maiores navios em operação -- para satisfazer a demanda atual.
Ao mesmo tempo, como taxas padrão de contêineres em rotas transpacíficas estão quatro vezes acima do nível há um ano. E isso antes que sobretaxas de equipamentos e prêmios para prêmios garantidos sejam concedidos.
"Porém, qualquer pessoa que pagou como contas de frete em 2020 sabe que o verdadeiro custo de frete é muito mais alto que o aumento das taxas recentemente", disse Poskus. "Nossa expectativa é de que isso só aumente em 2021."
fonte: Udop, com informações da Bloomberg (texto extraído do poral Money Times)