ANP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil em evento internacional
08/04/2021 - 08:11h
A ANP realizou hoje (7/4), em parceria com a Apex-Brasil, o webinar Brazil-Gulf Cooperation Council Forum. O evento, que contou com um público de investidores dos países da região do Conselho de Cooperação do Golfo, teve como tema "Investment and Partnerships Opportunities in the Oil&Gas Market 2021".
Em sua palestra, "Overview of the Oil&Gas Sector & Investment Opportunities", o Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, traçou um panorama do setor no Brasil e ressaltou que a indústria brasileira demonstrou resiliência diante da crise causada pela pandemia de Covid-19. "Estamos bem posicionados para nos recuperar quando a situação se normalizar. Estamos passando por uma transformação sem precedentes e continuamos fazendo progressos na abertura do setor de petróleo e gás", afirmou.
No segmento de exploração e produção, Saboia destacou que, "com novos investimentos em campos maduros, desenvolvimento dos campos do pré-sal e um calendário de rodadas, o Brasil está pronto para aumentar sua produção e ganhar liderança no setor". Ele apresentou ainda as oportunidades nas próximas rodadas de licitação previstas para 2021, a 17ª Rodada no regime de concessão, a 2ª Rodada de Cessão Onerosa e possíveis novos ciclos da Oferta Permanente.
No downstream, o Diretor-Geral falou sobre a venda de metade da capacidade de refino pela Petrobras e lembrou que "medidas estão sendo tomadas para lidar com a transição para esse novo ambiente e trazer competitividade ao setor de distribuição". Já com relação ao segmento de gás natural, Saboia focou nas oportunidades que resultarão da abertura do mercado: " o Brasil tem um grande potencial para desenvolver seu mercado de gás. A produção irá mais do que dobrar até 2030 e o governo está trabalhando para garantir a monetização desse gás".
Também participaram do evento representantes da Apex-Brasil e de empresas do setor de petróleo e gás, que apresentaram experiências bem-sucedidas, soluções inovadoras e oportunidades de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras.
fonte: Udop, com informações do Ministério de Minas e Energia