Clima: semana terá 3 eventos meteorológicos diferentes no Sul, incluindo um novo ciclone com ventos de até 90 km/h
07/07/2020 - 08:12h
Imagem: stevanovicigor, de envatoelements
A semana será marcada por muitos eventos climáticos no sul do Brasil. As previsões do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta a atuação de uma frente fria, passagem de um novo ciclone e uma nova massa de ar frio, que pode provocar geadas em algumas regiões do sul do Brasil.
Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, explica que é previsto que o novo ciclone tenha uma menor intensidade do que o anterior, mas que a região leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter ventos de 80 km/h. Além do ventos, a semana será marcada por volumes expressivos de chuvas. "Primeiro a chuva fica concentrada no RS e SC e mais a frente tem chuva para o PR, mas de menor intensidade", afirma. É previsto ainda que chova no litoral Paulista e em áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
O modelo Cosmo do Inmet indica que para as próximas 24 horas, os maiores volumes são esperados para Santa Catarina, com até 30 milímetros de precipitação. O sistema ganha mais intensidade na quarta-feira, dia 8, quando as precipitações podem ficar acima de 70 milímetros em algumas áreas do Rio Grande do Sul. "Espera-se chuvas acima de 100 mm em algumas regiões, o ciclone é de menor intensidade, mas também está sendo monitorado", afirma Francisco.
Os mapas do Inmet mostram ainda que na tarde de terça-feira (7) o ciclone já deve entrar em atuação pelo oeste do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, a passagem do sistema acontecerá de forma rápida na região. "Amanhã a tarde, até o amanhecer da quarta-feira vai ser o efeito dele em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina", explica.
A tendência é que entre o dia 9 e 10 as temperaturas voltem a cair em toda a região sul do país, aumentando novamente as chances de geadas em parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mapa de previsão de temperatura do Inmet aponta que todo o Rio Grande do Sul deve ficar com temperatura entre 4 e 8 graus. As mesmas temperaturas devem ser registradas em Santa Catarina e extremo sul do Paraná.
fonte: Udop, com informações do Notícias Agrícolas (escrita por Aleksander Horta e Virgínia Alves)