Como as mudanças na Petrobras ameaçam a safra 2021/22
26/02/2021 - 08:17h
Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a bolsa de valores brasileira fechou em queda. O Ibovespa, de acordo com fontes de mercado, teve recuo de 4,87%, aos 112.667 pontos. A reação negativa surgiu após o anúncio de que Jair Bolsonaro indicaria um novo presidente para a Petrobras. A B3 informou que as ações da estatal caíram 19.96%. Esses reflexos do mercado também preocupam o setor, que às vésperas de iniciar um novo ciclo no Centro-Sul quer saber: como as mudanças na Petrobras ameaçam a safra 2021/22?
A mudança solicitada pelo governo federal no comando da estatal aumenta as incertezas sobre a recuperação do setor de etanol, que possui ligação direta com a política de preços da estatal, de acordo com a agência de classificação de riscos Fitch. Para a agência, a influência do governo de Bolsonaro na estratégia de negócios da Petrobras pode ser um fator negativo para o fluxo de caixa das companhias de açúcar e etanol do país, embora seja um movimento neutro para seus ratings.
Além dessa situação pontual, outras ameaças surgem no horizonte bioenergético. Mas o setor se mostra resiliente há décadas e está acostumado aos desafios inusitados que aparecem no início de um novo ciclo produtivo. Em 2020, por exemplo, houve queda nos preços de combustível graças a um entrave de mercado na Arábia Saudita. Mas isso foi somente a ponta do iceberg, já que menos de dois meses depois a pandemia da Covid-19 chegou causando uma crise sanitária global.
Agora, em 2021, diante do início da safra, é preciso identificar com clareza as ameaças que marcham em direção ao setor para mitiga-las com assertividade. Em busca dessas avaliações o JornalCana promove no dia 3 de março, às 19h, a Quarta Estratégica. O painel conta com as participações de Alexandre Figliolino, sócio diretor da MB Agro e conselheiro de diversas empresas; André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético e do Sifaeg; Arnaldo Correa, diretor da Archer Consulting; Jacyr Costa Filho, membro do comitê executivo do Grupo Tereos e Tarcilo Rodrigues, diretor da Bioagência.
Como participar
O webinar As mudanças na Petrobras e outras ameaças para a safra 21/22 será ao vivo e gratuito para todos que se inscreverem através do link: www.jornalcana.com.br/webinar.
fonte: JornalCana, escrita por Alessandro Reis