Especialistas mostram inovações em microbiologia e fertilidade do solo
31/08/2020 - 08:27h
Imagem: fotografiche, de envatoelements
A manutenção da fertilidade do solo para o crescimento saudável e produtivo da cana-de-açúcar depende dos microrganismos presentes no solo. Ao passo que a microbiologia interfere diretamente na fertilidade do solo. A parte viva e mais ativa da matéria orgânica é constituída, em sua maioria, pelos microrganismos e, sem eles, o solo se torna uma composição de areia, silte e argila.
De acordo com estudos, nas lavouras de cana-de-açúcar observa-se nos últimos anos a presença de microbiomas desequilibrados. Isso, devido à intensa mecanização, ausência de rotação de culturas, diversas aplicações de defensivos agrícolas e excesso de adubação mineral.
Diante desse desafio algumas técnicas podem não só corrigir as necessidades do solo, como também elevar a produtividade da cana-de-açúcar para a casa dos 3 dígitos. Podemos citar como exemplo, as práticas de manejo que aumentam o carbono orgânico do solo e a utilização de compostagem. Mas vale destacar também a adoção de produtos biológicos para reestruturação do solo.
fonte: JornalCana, escrita por Alessandro Reis