Livre mercado de açúcar e etanol é defendido por entidades do setor
28/08/2020 - 08:21h
Imagem: Rido81, de envatolements
As lideranças do setor sucroenergético estão preocupadas com as pressões que o Brasil vem sofrendo para que seja zerada a tarifa de importação de etanol, sem quaisquer contrapartidas por parte do governo americano no que se refere à abertura do mercado dos EUA para o açúcar brasileiro.
Diante deste cenário, o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, acompanhado do senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relação Exteriores do Senado, reuniu-se nesta semana, com o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo para discutir a questão.
O encontro contou ainda com a participação de Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Pedro Robério, Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçucar/AL) e Amaury Pekelman, presidente da UDOP.
De acordo com Cunha, apesar da reunião não ter sido conclusiva, “o Fórum Nacional mostrou sua unidade em todos os estados produtores do Brasil e gerou sensibilidade para que as negociações com os Estados Unidos sejam pautadas por reciprocidade”.
fonte: JornalCana, escrita por Andréia Vital