Crescem horas de trabalho na indústria
08/02/2021 - 08:20h
O setor industrial registra a oitava alta seguida no índice de horas trabalhadas, alcançando 38% no período, com o acúmulo do percentual positivo de 2,5% em dezembro de 2020, comparando-se com novembro.
Enquanto cresce o indicador de mais trabalho realizado pelos empregados, mesmo ameaçados pelo coronavírus, por não poderem produzir em isolamento, os industriais têm também a seu favor a queda na massa salarial.
Os proprietários das máquinas pagaram menos 0,8% em dezembro, comparando-se com novembro: o rendimento médio pago aos trabalhadores da indústria recuou 3,4%, apontando para a hipótese de aumento de lucratividade.
– Devido à pandemia [do novo coronavírus], tivemos antecipação de férias, férias coletivas e pagamento de 13º salário para lidar com o problema – explicou o gerente de análise econômica da Confederação Nacional da Indústria, economista Marcelo Azevedo.
Anos típicos – De acordo com Azevedo, em anos típicos, a massa salarial de dezembro costuma ser maior por causa dos rendimentos pagos aos trabalhadores, ainda de acordo com os adicionais pactuados com base na antiga legislação.
Com os pagamentos, antes concentrados em dezembro, diluídos ao longo do ano, por força dos efeitos da peste, houve, então, a queda no repasse de parte da contrapartida pelo trabalho desenvolvido.
O cenário de maior vacinação, embora com novas linhagens de coronavírus, a serem estudadas pelos cientistas, aumenta a possibilidade de normalizar o pagamento dos trabalhadores, concentrado ao fim do ano.
fonte: A Tarde, escrita por Miriam Hermes (com colaboração da redação)