Setor bioenergético gera 690 mil empregos diretos e representa 2% do PIB nacional
10/03/2025 - 10:56h
Fonte: https://jornalcana.com.br/
O presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura (MAPA) e da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto, ressalta a força do setor bioenergético nacional.
“O Brasil conta com 360 usinas de cana-de-açúcar, gerando 690 mil empregos diretos e 2,1 milhões indiretos, além de representar 2% do PIB brasileiro, com US$ 40 bilhões em receitas da cadeia de valor”, afirmou Pedro Campos Neto.
Reconhecido por sua atuação na articulação do setor, Campos Neto será o moderador do painel “A Responsabilidade Socioeconômica da Cadeia Bioenergética no Nordeste”, que discutirá os desafios e oportunidades do segmento na região.
Também participam deste painel:
Alexandre Araújo de Morais Andrade Lima, Presidente da AFCP e da COAF;Klécio José dos Santos, Presidente da Cooperativa Pindorama;Tulio Tenório, Presidente da Copervales.
Impacto Regional
Além da geração de emprego e renda, o setor desempenha um papel fundamental na produção de bioenergia, alinhando-se às agendas globais de transição energética e redução de emissões.
Os números apresentados por Campos Neto reforçam a importância estratégica da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, especialmente no Nordeste, onde a atividade é essencial para a economia local.
O debate integra a programação do Congresso UAPNE25 – Usinas de Alta Performance Nordeste, que será realizado em Recife – PE, nos dias 26 e 27 de março. O evento reunirá especialistas, empresários e autoridades para discutir inovação, sustentabilidade e eficiência no setor bioenergético.
Sobre o Congresso UAPNE25
Organizado pela ProCana Brasil, o congresso será realizado nos dias 26 e 27 de março no Grand Mercure Recife Boa Viagem, consolidando-se como um dos principais fóruns do setor. Com palestras técnicas, cases de sucesso e oportunidades de networking, o evento abordará temas como produtividade, tecnologias disruptivas e políticas públicas para o segmento.